26 de mar. de 2019

Como escolher o melhor navegador de Internet

A Internet não tem muitos anos de vida mas, desde que existe, tornou-se um bem essencial e sem o qual a grande maioria das pessoas não sabe viver. 
Hoje, seja nos nossos computadores, nos tablets ou nos smartphones, tentamos manter-nos constantemente conectados e fazemos da Internet quase a extensão do nosso braço. Esta é uma extensão que, como bem sabemos, nos permite chegar ao resto do mundo. 
Se inicialmente o único navegador que nos permitia esta proeza era o Internet Explorer, desde então, muito mudou. Hoje, para fazer o acesso a qualquer site da World Wide Web, temos várias alternativas válidas, com caraterísticas próprias e que nos permite escolher o melhor navegador da Internet. 
Mas, afinal, como é feita esta escolha? Se esta é uma dúvida que também tem, não deixe de conhecer todas as suas alternativas de navegador. 

Quais as opções de navegador?


Neste momento, o navegador mais conhecido e utilizado é o da Google, sendo esta a escolha de 60% das pessoas. Existem, no entanto, alternativas ao Google Chrome
Entre as opções de navegadores de Internet encontramos as seguintes: 

· Mozilla Firefox;
· Microsoft Edge;
· Opera;
· Safari.
navegadores de internet

O que define a qualidade do navegador?


A escolha do navegador deve ancorar-se em vários aspetos. Este deve ter uma boa memória, para evitar bloqueios no seu computador e deve ser completamente compatível com os sites aos quais mais recorre. Nem todos os sites têm, afinal, o suporte necessário para todos os navegadores. 
A segurança é outro aspeto importante. Ao escolher o navegador, garanta que este envia notificações quando entra num site potencialmente malicioso ou que o bloqueia, para evitar o roubo dos seus dados. 
Também o uso de extensões é uma mais-valia de alguns navegadores. Estas extensões melhoram a velocidade de acesso a determinados sites, melhoram a qualidade de imagens e vídeos e irão permitir que armazene dados mesmo quando estiver offline. É, sem dúvida, um aspeto a analisar. 
Com o leque de ofertas atuais, o navegador certo para si está, certamente, disponível. Bastará que analise as caraterísticas de cada um e opte pelo que melhor serve o seu computador.
www


E no telefone: que navegador usar?


Mas, hoje, não queremos apenas uma facilidade no uso do computador. A Internet é algo que levamos connosco para todo o lado, através de tablets e Smartphones e, por isso mesmo, importa saber também qual o melhor navegador para o telemóvel. 
O sistema operativo será determinante para esta escolha. Em sistemas operativos Android, o Google Chrome tem-se revelado uma boa escolha, apesar de poder trazer alguns problemas de velocidade ao dispositivo. 
Se tiver um iPhone, no entanto, poderá utilizar o Safari, sendo este um exclusivo para os sistemas operativos iOS. 
O mais importante, no momento de fazer este tipo de escolha é que tenha em consideração o uso que faz da Internet e que procure escolher o seu navegador para o telemóvel tendo em consideração as suas necessidades. 
O leque vasto de opções permite que não tenha de se adaptar ao navegador, escolhendo, em vez disso, um navegador que se adeque a si.

5 comentários:

  1. Ótimas dicas Thomas.Que bom que você voltou a postar artigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado Lucas Varela! Esse foi um artigo patrocinado, porém é de um conteúdo de ótima qualidade. Obrigado pela visita e volte sempre.

      Excluir
  2. Muito legal sua explicação, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernando Alves. Volte sempre a nos visitar!

      Excluir
  3. Nossa sempre usei o Google Chrome e não imaginei que existiam todas essas outras opções. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.