9 de ago de 2016

5 curiosidades de informática que você não conhecia

Quem não entende de informática provavelmente acredita que sempre que um pequeno problema aparecer em seu computador, deverá consultar um técnico. Não é bem assim.
5 curiosidades de informática que você não conhecia

Aqui vão 5 curiosidades que mostram que a partir de um pouco de pesquisa e paciência, qualquer um pode solucionar breves impasses ou aprender novos truque.

1. Como remover vírus do pen drive


Muita gente já teve seu pen drive danificado por um vírus que converte os arquivos ali presentes em atalhos. A partir disso, a maioria das pessoas acha que a única solução é a formatação do disco removível.

É preciso manter a calma e saber que os arquivos ainda estão ali. Agora você deverá clicar em:
  • “Meu computador” e se certificar de que no símbolo do pen drive ainda esteja aparecendo no espaço que era mostrado anteriormente.
  • Em seguida abra o prompt de comando, encontrada na pasta “Acessórios” dentro do “Menu Iniciar”
  • Digite o comando a seguir: attrib -h -r -s /s /d F:\*.* (A última letra “F” precisa ser substituída pela letra referente ao seu pen drive)
  • Dirija-se até a pasta danificada pelo vírus e clique com o botão direito em cima do arquivo corrompido.
  • Vá até a aba “Atalho” e apague informações que não sejam correspondentes ao arquivo original
  • Por último, instale um bom antivírus e faça uma análise final no pen drive.

2. Não desligue o computador após o uso


Isso na verdade provoca aos poucos um desgaste no disco rígido, já que o computador precisa realocar todos os dados do HD toda vez que se reinicia.

O computador não possui grandes necessidades de ser desligado.

3. Os vírus podem invadir o computador através da rede elétrica?


Na verdade, não. Todos os vírus são softwares, logo, eles precisam ser instalados em aparelhos eletrônicos (celulares, computadores, televisões) e não elétricos.

4. O computador estraga se for molhado?


A única maneira disso acontecer é se o aparelho estiver ligado no momento em que molhar. Caso contrário, tudo o que você precisa fazer é desmontá-lo (se não souber, procure ajuda) e deixar secando.

Jamais deixe o computador secando sob o sol ou use secador de cabelos. Muitos técnicos lavam peças com água para garantir que funcionem melhor, por isso, não há motivos para se preocupar com a água.

5. É prejudicial desligar o computador direto no botão de liga/desliga? 


Se o caso for desligar um notebook, o máximo que pode acontecer é o Windows não ter tempo para salvar os arquivos em aberto. Não irá causar nenhum problema grave.

Agora, se estivermos falando de um computador, nunca desligue direto um estabilizador. Isso pode corromper seus arquivos e gerar uma alteração nos componentes de hardware.


Agora que você já está por dentro de algumas dicas do tão temido universo da informática, que tal se aventurar mais? Quando seu computador ou notebook apresentar algum problema, averigue você mesmo antes de procurar ajuda. E então se os danos persistirem, solicite o serviço de um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.