26 de abr de 2016

Como proteger sua internet Wi Fi dos vizinhos e ladrões de senha deixando ela oculta

Aprenda a ocultar o sinal Wi Fi do seu roteador e proteja sua rede sem fio dos vizinhos e bisbilhoteiros


Segurança é uma palavra muito pesquisada nos tempos de hoje e é muito importante proteger seus arquivos e informações pessoais dos bisbilhoteiros e principalmente, dos hackers da internet.
Como proteger sua internet Wi Fi dos vizinhos e ladrões de senha deixando ela oculta

Hoje, a maioria das pessoas protege sua internet Wi Fi através de uma senha de acesso, porém, existem diversas ferramentas e aplicativos feitos exclusivamente para descobrir e informar sua senha, e consequentemente, dar acesso não autorizado a sua rede.

De posse dessas informações, existem pessoas que podem simplesmente utilizar sua internet para navegação de sites, mas também pode servir como porta de entrada para hackers invadirem seu PC e descobrirem senhas de bancos e/ou dados pessoais, e isso é muito perigoso.

Pensando nisso, decidi criar esse artigo onde irei ensinar Como esconder sua internet Wi Fi dos vizinhos e ladrões de senha deixando ela oculta, assim, você ficará mais protegido contra ataques e tentativas de acesso a sua rede Wireless.

Atenção: Esse método não vai deixar sua Wi Fi 100% segura. Esse método apenas oculta sua rede dos vizinhos e bisbilhoteiros. Pessoas com conhecimento avançado em informática podem descobrir sua Wi Fi mesmo que ela esteja escondida.

Para saber como realmente deixar sua rede mais segura veja o artigo: 05 Dicas para melhorar a segurança do seu roteador.

Passos para deixar sua Rede Wi Fi oculta


Para deixar sua Rede Wi Fi oculta será necessário acessar as configurações do seu roteador e desabilitar a opção Broadcast do SSID.


Existem duas maneiras bem fáceis para se descobrir as configurações do roteador e acessá-lo: A primeira é olhando as informações de acesso na parte de baixo do aparelho e a segunda é procurar as informações no manual do roteador que acompanha o produto na hora da compra.

O manual também pode ser baixado no site do fabricante do roteador, bastando informar apenas o modelo do produto.

A maioria dos aparelhos pode ser acessado através desses endereços digitados no navegador internet:

http://192.168.0.1
http://192.168.0.0
http://192.168.1.0
http://192.168.1.1

Por padrão a maioria dos dados de login (usuário e senha) são:

Login ou usuário: admin ou administror
senha: admin ou administrador ou 12345

De posse dessas informações acesse as configurações do seu roteador e procure a opção de "Wirelles" ou "WiFi". 

É difícil saber como vai estar escrito no seu roteador, pois cada fabricante possui configurações diferentes para cada aparelho. Geralmente vai estar escrito algo como: Wireless setup, Wireless, WLAN Setting.

Link One configuração Wireless
Clique na imagem para ampliar


Tp-link configuração Wireless
Clique na imagem para ampliar

Feito isso procure pela opção SSID e coloque o nome que deseja pra sua rede nesse campo. Como já foi falado, esse nome pode variar um pouco dependendo do modelo do seu roteador.

Depois, basta procurar a opção para ocultar o SSID que varia dependendo do modelo do roteador e salve essas alterações no botão logo abaixo, que pode estar escrito "Apply", "Confirm", "Save", entre outros.

OBS: Alguns modelos de roteador podem não ter a opção para ocultar o SSID.

Como encontrar a rede Wi Fi que você ocultou


Feito todo o procedimento acima você deve estar se perguntando como fará agora para poder acessar a sua Wi Fi que agora está oculta. Bom, a primeira coisa a se fazer é clicar com o botão direito do mouse no ícone de rede localizado na barra de tarefas, próximo à hora e data.
Abrir a Central de Rede e Compartilhamento

Selecione a opção Abrir a Central de Rede e Compartilhamento, depois clique em Configurar uma nova ligação ou rede / Ligar manualmente a uma rede sem fios.

Feito isso, basta você colocar o nome que você criou para sua Rede e a senha de acesso que deve estar especificada embaixo do roteador ou no manual do equipamento.

Escolha, de preferência, uma segurança do tipo WAP2 (mais segura) e selecione as opções que permitirão que essa conexão seja realizada automaticamente.

Pronto! Agora sua Rede Wi Fi estará escondida dos seus vizinhos e apenas você poderá acessá-la.

Gostou? Veja também:

09 Programas que seu computador deve ter
Cuidados básicos podem garantir compras online sem dor de cabeça
Antivírus gratuitos para testar por 30 dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.