24 de mar de 2016

05 Dicas para melhorar a segurança do seu roteador

Aprenda a proteger seu roteador contra ataques e deixe sua Wi Fi mais segura


Com o avanço da tecnologia o índice de crimes cibernéticos vem crescendo e cada vez mais pessoas estão pesquisando formas de se proteger melhor contra essas ameaças.
Wi Fi seguro- roteador

A maioria das pessoas que adquire um pacote de internet procura expandir esse sinal através de um roteador, para assim, ter acesso a essa internet através de outros aparelhos como: Smartphones, tablets e notebooks.

O método mais comum para proteger esse sinal Wi Fi é a utilização de uma senha de acesso, onde só através dela, outro usuário poderá ter acesso a sua rede Wireless.

O problema é que existem hoje diversas ferramentas e aplicativos que facilmente descobrem a senha de uma rede Wi Fi e isso pode ser uma porta para Hackers e bisbilhoteiros acessarem seus arquivos e informações pessoais.

Pensando nisso resolvi criar este artigo onde irei ensinar 05 Dicas para melhorar a segurança do seu roteador, e assim, dificultar e/ou impedir que acessem sua rede sem fio.

Artigos que você pode gostar:

como comprar com segurança na internet
Problemas comuns que acontecem ao formatar o computador


05 Dicas para melhorar a segurança do seu roteador



Dica #1- Crie uma senha forte


Senhas fortes são mais difíceis de serem descobertas. O ideal para se ter uma senha forte é que ela tenha pelo menos 8 caracteres. Se puder colocar mais caracteres será excelente.

Outra coisa importante com relação a senha criada é que ela possua letras (maiúsculas e minúsculas) e números, ambos misturados.

Use o padrão WPA2 de criptografia. Hoje esse é o padrão mais seguro e que permite que as informações fique codificadas e protegidas.


Dica #2- Mude a senha padrão de acesso ao roteador


Todo roteador tem na parte de baixo algumas informações para que você possa ter acesso as configurações do aparelho.

Entre essas informações estão o nome de usuário (ou login) e a senha; Ambas podem e devem ser alteradas já que a maioria dos roteadores tem como padrão senhas do tipo: admin ou administrador.

Não poderei te guiar nesse passo e você terá que acessar as configurações do seu roteador e procurar por essa opção, pois cada modelo tem um local diferente para essas informações.


Dica #3- Mude periodicamente a senha da Wi Fi


Ainda falando sobre senha, é muito importante que você periodicamente mude a senha da acesso a sua Wi Fi, principalmente se ela já foi compartilhada com outras pessoas.

Essa é uma forma simples de impedir o acesso a sua rede e evitar invasores.

Atenção: Ao seguir as Dicas #1 e #3 é importante salientar que você deverá anotar e guardar a senha da sua Wi Fi, pois, com a mudança periódica, é possível que você esqueça qual senha está utilizando.


Dica #4- Atualize o Firmware do seu roteador



É o firmware que controla seu roteador. Se ele estiver desatualizado seu aparelho estará mais vulnerável e poderá ser invadido com mais facilidade.

Atenção: Antes de seguir os passos abaixo vá té as configurações e faça um backup do seu roteador.

Vá até o site do fabricante do seu roteador e baixe a versão mais recente do Firmware para o modelo do seu aparelho (se houver).

Após isso, abra as configuração do roteador e procure a opção para fazer o upload do arquivo baixado.

Alguns modelos dispõe do download da atualização do Firmware em sua própria configuração.

Dica #5- Ative o Firewall do seu roteador


Um Firewall é um excelente programa de segurança, e diversos modelos de roteador já vem com essa função (alguns não tem).

O problema é que às vezes essa função está desativada, sendo necessário que você a ative manualmente.

Geralmente essa opção fica localizada no menu "segurança" dos roteadores, porém, você deverá procurar nas configurações específicas do seu aparelho.

Conclusão


Existem outras maneiras de deixar um roteador mais protegido, mas considero as 05 mencionadas acima como as mais importantes e fáceis de fazer.

O que você achou do artigo? Deixe um comentário dizendo se essas informações foram uteis para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.