25 de set de 2014

Dicas de como limpar a sua impressora

Dicas de como limpar a sua impressora

A manutenção e a limpeza da impressora é um fator determinante, não só para a prolongação de sua vida útil, mas para um bom aproveitamento do cartucho nela usado. Assim sendo, nem sempre problemas na máquina, como mal funcionamento ou baixo desempenho - que são refletidos em impressões sem qualidade -, são defeitos de fábricas ou reflexo de um produto com pouca qualidade. Pelo contrário, 90% dos problemas ocorrem por causa de sujeira acumulada na impressora.

 Hoje em dia muitas impressoras já possuem um sistema programado para realizar a sua própria limpeza, porém, no caso de impressoras a laser ou jato de tinta é necessário realizar o procedimento manualmente. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como você pode limpar a sua impressora e de como pode manter essa limpeza por algum tempo. Um produto que não é bem cuidado não perdura. Então, veja nossas dicas e fique pronta para fazer a manutenção da sua máquina adequadamente.

Sobre a limpeza interna: É natural que impressoras a jato acumulem resíduos de tinta em seu interior, por isso, de dentro da máquina, limpe somente o que tiver instrução para o fazer. Sempre mantenha líquidos longe do interior dela. Já em relação ao carro, não limpe nem lubrifique sua haste, pois isso pode prejudicar o funcionamento e reduzir o tempo de vida útil da máquina ao invés de o aumentar.

Limpando a cabeça de impressão: A cabeça de impressão é parte que contém todos os orifícios de pulverizam a tinta no papel, logo, se ela estiver muito entupida ou suja, irá acarretar em impressões com péssima qualidade (cores impressas não corretamente e faixas e linhas ao longo da impressão). No processo de limpeza dessa parte da máquina acontece a remoção da tinta velha, deixando tudo certo e a impressora pronta para um bom trabalho impresso.

Raramente você a fará, pois, como já foi explicado, as impressoras atualmente fazem isso de modo automática. Se quiser algo além disso, deve consultar o software do driver da máquina para ativar um ciclo de limpeza. Pode ainda buscar recomendações de materiais a serem usados e de limpeza no manual da impressora. É interessante considerar que caso os orifícios estejam muito entupidos é muito aconselhável que você busque o serviço de um profissional especializado, pois precisará ser uma limpeza  mais avançada.

Limpando os bicos de tinta: O entupimento dos bicos de tinta é algo que pode acontecer com facilidade, pois basta a impressora ficar sem ser usada por algum tempo para a tinta secar. Tintas inferiores também contribuem para o entupimento por não serem próprias para passar pelos bicos que são super estreitos.

Nesse caso, o mesmo ciclo que foi utilizado para a limpeza da cabeça de impressão pode ser utilizado e deve resolver a situação. Caso queira, você pode trocar os bicos para evitar novas obstruções por algum tempo. Aproveite para verificar se a tinta que está sendo usada é apropriada e se não está trazendo malefícios ao processo de impressão.

Se o entupimento for mais sério, usar álcool isopropílico e fazer novamente um ciclo de limpeza pode ajudar. Mas, cuidado com conta-gotas ou seringas para a aplicação do líquido. São métodos não recomendados, que podem estragar a impressora e invalidar a garantia do produto.

Sobre a limpeza externa: As impressoras a jato borrifam uma névoa de tinta sobre o papel através da cabeça de impressão, portanto, pode haver acúmulo de tinta ao longo do tempo no gabinete. Você pode realizar a limpeza externa usando um pano macio e umedecido com água, que não solte fiapos. Esqueça o uso de produtos domésticos de limpeza, eles podem agredir o material do produto, danificando o acabamento do gabinete.

Para a limpeza externa das multifuncionais, use apenas um pano que não solte fiapos, pois ela possui scanner/copiadora. Se tiver dificuldade para remover a sujeira, use um pano ou papel levemente umedecido. A regra de não usar produtos abrasivos fica de pé. 

Esse é um guest post (artigo convidado) feito por Rodrigo de Oliveira Rodrigues do site www.acessoshop.com.br. Agradeço ao mesmo por compartilhar seus conhecimentos com os leitores do blog. Se você possuir algum conhecimento de informática e quiser compartilhá-lo conosco, envie um e-mail para nós através do menu contato para analisarmos o seu artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.