31 de ago de 2014

Descubra o modelo da placa-mãe sem usar programas

Existem vários motivos que levam alguém a querer saber qual o modelo da placa-mãe do seu computador; Dentre os mais comuns podemos citar: baixar os drivers corretos da placa diretamente do site do fabricante e a atualização da BIOS quando se quer fazer um upgrade.

Descubra o modelo da placa-mãe sem usar programas

O problema é que você não pode abrir a CPU de um computador novo, pois irá perder a garantia de fábrica do produto que geralmente é de 01 ano. Muitos usuários recorrem a alguns programas como Everest, CPU-Z ou Speccy para realizar esse tipo de operação, porém se sua intenção ao baixar algum desses programas for de apenas saber o modelo da placa, vou mostrar como descobrir o modelo da placa-mãe sem usar programas.

Descobrindo modelo da placa-mãe no Windows


O Windows possui alguns recursos que muitas pessoas desconhecem e hoje irei mostrar duas maneiras de identificar o modelo da placa-mãe sem utilizar nenhum programa.

1ª Método


No Windows 8 clique no menu Iniciar e na caixa de pesquisa digite dxdiag. Feito isso, clique em dxdiag.exe ou pressione Enter no teclado.

Menu Iniciar- dxdiag

Será exibida a caixa Ferramenta de Diagnóstico do DirectX. Onde estiver escrito: Modelo do sistema será o modelo da placa-mãe do seu PC e logo acima será mostrado o fabricante.


Ferramenta de Diagnóstico do DirectX


2º Método


Um outro método para saber o modelo da placa-mãe é clicando no menu Iniciar - Todos os Programas - Ferramentas Administrativas - Informações do Sistema.


menu Iniciar - Todos os Programas - Ferramentas Administrativas - Informações do Sistema

Será exibida a caixa Informações do sistema. Nela também é possível ver o modelo e fabricante da placa-mãe, bem como várias outras informações do sistema.


Informações do sistema- modelo placa-mãe


O que achou dessas informações? Deixe sua opinião nos comentários e depois veja:

09 Programas que seu computador deve ter
Como Recuperar arquivos apagados acidentalmente da lixeira
Como deixar seu computador mais rápido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.