2 de jun de 2014

Como programar o computador para desligar sozinho

Programar o computador para  desligar sozinho é uma ótima solução para economizar mais energia elétrica. Foi pensando nesse benefício que o Vagner Carvalho, autor do blog O Notebook criou esse guest post (artigo convidado). Espero que todos gostem dessa dica super legal e que pode ser de grande utilidade.


Introdução

Quem nunca utilizou ou utiliza o computador por longos períodos, não é  mesmo? algumas tarefas requerem que nossos computadores fiquem constantemente ligados, e às vezes não temos a disponibilidade para os desligar naquele determinado momento.
Outro fato constante são os downloads, quando baixamos um arquivo muito grande da web, é normal que ele demore muito tempo para transferir-se totalmente, neste caso é necessário deixar o pc ligado por várias horas.
Para resolvermos esses problemas, iremos mostrar um tutorial hoje de como programar o computador para desligar sozinho. Há dois métodos para isso, o primeiro utiliza-se um software baixado da internet, o segundo método requer apenas a configuração de uma ferramenta do Windows.
Utilizaremos a segunda opção por se tratar de um método muito mais simples, portanto usaremos uma ferramenta do próprio Windows para realizar o desligamento programado do computador.

Faça você mesmo


Vá até o menu iniciar no Windows, e logo mais digite cmd. Aparecerá uma única aplicação, selecione-a, você será direcionado a uma tela preta do Windows, também conhecida como tela de  comando ou prompt de comando.
Agora dentro da tela preta, digite o comando shutdown -s -t YY. Aqui o y representa o valor em segundos, por exemplo, se você quer desligar o pc em 3 minutos,  você somará 60*3= 180 segundos.
Outros exemplo que iremos utilizar é desligar o pc daqui a 1h30. Nesse caso estamos falando de 90 minutos, fazendo então 90*60 temos o valor de 5400 segundos. Então o comando ficará assim:  shutdown -s -t 5400.
prompt de comando do Windows

Para desfazer essas configurações, basta digitar o comando shutdown -a, assim o seu computador não irá mais desligar automaticamente. Há também alguns softwares na internet que realizam a mesma função, caso queira testá-los basta fazer uma pesquisa no Google.

6 comentários:

  1. Josias Rodrigues2 de junho de 2014 18:05

    Olá Thomas e Vagner Carvalho,

    Muito bom esse artigo, parabéns! Nem sabia que existia esse comando no Windows. Obrigado por compartilhar tantas dicas legais com pessoas de pouco conhecimento como eu.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse tutorial. Economizar energia dessa forma "programando o computador" é uma excelente dica, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gostou Paulo Henrique! Também gostei muito desse artigo do Vagner e acredito que ele será muito útil aos leitores do blog. Obrigado por compartilhar sua opinião conosco e fique a vontade para voltar quando quiser.

    ResponderExcluir
  4. Olá Josias Rodrigues!


    O objetivo do blog é realmente ajudar as pessoas com informações importantes sobre informática que podem ser utilizadas no dia-a-dia. Obrigado por participar e deixar sua opinião aqui nos comentários. Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Pela Informação

    Não Tinha Conhecimento Desses Comandos No "cmd"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Eloy da Conceição! Fico muito feliz que você tenha gostado das dicas. Obrigado pelo feedback e venha nos visitar sempre que quiser;

      Abraços!

      Excluir

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.