13 de jun de 2014

como instalar o Windows a partir de um pendrive

Instale um sistema operacional a partir de um dispositivo USB

como instalar o Windows a partir de um pendriveA maioria das pessoas que compra um notebook ou netbook encontra muita dificuldade ao tentar formatar sua máquina devido ao fato de que a maioria deles não possui um leitor ou gravador de CD ou DVD. Porém, essa situação pode ser facilmente contornada se você criar um boot de instalação de um SO (sistema operacional) a partir de um pendrive ou outro dispositivo USB.
Gostaria de lembrar que para realizar esse procedimento você deve possuir um sistema operacional (em uma mídia de CD/DVD ou no computador) e convertê-la para uma imagem no formato ISO (se não estiver). Existem vários programas que podem ser utilizados para fazer essa conversão; Recomendo utilizar o Free ISO Creator. Se você não tem ele instalado em seu computador clique nesse link para baixá-lo: Baixar Free ISO Creator.  Ao instalar o programa em seu PC procure o local onde os arquivos estão, selecione-os e converta-os. Com o SO no formato ISO iremos mostrar como colocá-lo para inciar diretamente pelo pendrive.


Criando um pendrive de inicialização


Existem vários programas que podem ser utilizados para se criar um pendrive de inicialização. Nesse artigo usaremos o WinSetupFromUSB. Para baixá-lo clique nesse link: Baixar WinSetupFromUSB. Ao concluir o download extraia o arquivo e execute conforme a versão do seu SO (32 bits ou 64 bits).

Com o programa instalado, insira um dispositivo de armazenamento USB (de preferência de 4GB pra cima e vazio), depois marque a versão do sistema operacional que você irá adicionar  e procure a unidade em que ele está armazenado, veja:


WinSetupFromUSB

Tendo adicionado a imagem ISO do sistema operacional clique em GO para iniciar o processo.
Pronto! Ao concluir o processo você já terá um pendrive ou dispositivo USB com um sistema operacional inicializável.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário e veja também:

HAO123- como remover completamente do computador
Como Recuperar arquivos apagados acidentalmente da lixeira
Prova de informática básica- Hardware

2 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas. Já acompanho seu blog há bastante tempo e sempre encontrei respostas nele. Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio!


    Eu que agradeço por você acompanhar esse blog há tanto tempo, sempre deixando um comentário e informando quando alguma ferramenta divulgada te ajudou no seu dia-a-dia. Obrigado por estar sempre conosco,


    Abraços!

    ResponderExcluir

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.