8 de fev de 2014

Comprar um computador montado ou montar você mesmo?

Comprar um computador montado ou montar você mesmo?Comprar um computador montado ou montar você mesmo? Essa é a dúvida de muitas pessoas na hora de ter seu primeiro PC ou trocar o que já está velhinho por outro mais moderno. Esse é um assunto muito complicado, pois, vai depender muito do uso que você irá fazer do novo computador e quanto você poderá pagar para tê-lo.
Comprar um computador sem ter nenhuma ideia de custo x benefício pode levar você a adquirir um produto que não atenda suas necessidades e que poderia ser comprado por um valor bem menor se fosse feita uma pesquisa antes da compra. É também muito importante saber quais as vantagens e desvantagens de um micro pronto na loja e a compra das peças separadamente para montagem. Para que você possa entender melhor como isso funciona o Aprenda Informática Fácil separou algumas dicas que te ajudaram a decidir se é melhor comprar um computador montado ou montar você mesmo o seu.

Qual o melhor computador pra mim?

Como falei anteriormente isso vai depender muito da finalidade que seu micro será utilizado e de quanto você poderá pagar por isso. Existe hoje uma variedade enorme de marcas e modelos, todos tem seus prós e contras, mas o que realmente fará a diferença na hora da compra é o tipo de uso e quais os requisitos mínimos que ele deve ter para atender suas necessidades. 
Se você quer utilizar o PC apenas para uso pessoal e acessar a internet. Provavelmente um computador montado de fábrica irá resolver seu problema. Porém, vale lembrar que esse tipo de computador é mais susceptível a apresentar defeitos do que um computador montado por você.
Já para quem gosta de jogos ou pretende utilizar seu micro para trabalhos com tarefas que exijam bastante dos componentes da máquina, recomendo que você vá até uma empresa especializada ou procure um técnico para poder escolher todas as peças e montar um PC bem mais potente com as configurações que você quiser. Porém, montar um computador com peças selecionadas é uma tarefa que pode sair bem mais caro que comprar um já montado, mas que acredito ser ainda a melhor solução custo x benefício, por vários motivos que serão mostrados no decorrer desse artigo.

Dicas para uma melhor compra


  • Compare o preço de um PC que você gostou com outros de configuração parecida. Para te ajudar com isso, recomendo que use os sites: Buscapé e Ebit;
  • Pesquise bastante antes de comprar qualquer peça;
  • Leia comentários para saber se as pessoas ficaram satisfeitas ou insatisfeitas com o produto que você pretende adquirir;
  • Pesquise em sites de reclamação como o Reclame Aqui para saber se o site ou empresa possui uma boa ou má reputação e se seus clientes conseguiram ou não ter suas solicitações resolvidas;

Vantagens e desvantagens de um computador montado


Vantagens


  • Menor valor para compra;
  • Não é necessário pagar montagem;
  • Já vem com Sistema Operacional instalado;
  • A maioria dos componentes básicos (hardware) já vem na compra;
  • Pode ser usado um Sistema Operacional gratuito (Linux, por exemplo)

Desvantagens


  • Peças genéricas (qualidade menor) no gabinete;
  • Pode haver maior consumo de energia;
  • Alguns componentes não recebem atualização;
  • Componentes ficam obsoletos (ultrapassados, fora de uso) mais rapidamente;
  • Nem sempre vem todos os componentes que você necessita;
  • Valor de conserto após a garantia inviável (geralmente é melhor comprar um PC novo);
  • Ao precisar formatar será necessária a aquisição de um Sistema Operacional (O CD de instalação do Windows geralmente não vem acompanhado);


Vantagens e desvantagens de montar você mesmo seu PC


Vantagens


  • Peças de maior qualidade (originais, não genéricas);
  • Garantia de peças individualmente;
  • Atualização de drivers para componentes;
  • Maior velocidade;
  • Compatibilidade com novas tecnologias;
  • Menor consumo de energia pela escolha das peças;
  • Maior estabilidade do sistema.

Desvantagens


  • Necessário bom conhecimento de montagem e manutenção de computadores;
  • Valor final bem maior que um PC já montado de fábrica;
  • Se não quiser utilizar um SO livre será necessário pagar caro por um SO (geralmente utiliza-se o Windows);

Se você é uma pessoa que gosta de aprender coisas novas mas nem sempre tem tempo para fazer algum curso presencial e gostaria de aprender a consertar ou trocar e limpar você mesmo seu micro, gostaria de te apresentar dois excelentes cursos que são totalmente online, onde você poderá aprender no conforto da sua própria casa e não precisará ficar pagando toda vez que seu PC apresentar algum problema. Para mais informações basta clicar em cima do nome do curso:

Curso de montagem e manutenção de computadores: Curso totalmente online com vídeo-aulas, apostilas, professor para tirar dúvidas e certificado gratuito no final do curso.

Curso online de Manutenção de Notebooks: O curso possui 10 módulos em vídeo-aulas acessíveis 24 horas por dia, suporte técnico online, aulas presenciais (opcional) no Rio de Janeiro.

Os valores dos cursos com certeza serão compensados pois você não precisará mais pagar para ser feita uma manutenção ou conserto do seu aparelho e será você mesmo que irá escolher o componente, tendo a certeza da qualidade e garantia do produto comprado. Vale lembrar que além do conhecimento que você irá adquirir você também poderá ganhar um bom dinheiro consertando outros computadores.

Conclusão

Espero que essas dicas possam te ajudar a escolher que tipo de computador você deverá comprar. Abaixo você poderá deixar um comentário se tiver alguma dúvida ou quiser expor sua opinião sobre o que achou do artigo.

2 comentários:

  1. Boa noite
    Thomas.

    Eu
    compro montado da loja.

    Depois
    instalo todos os programas quais quero, pois nem sempre o Windows permite, tem
    alguns programas que ele bloqueia.. Outra coisa é que não vem com certos programas, também
    escolho os quais gosto de trabalhar.

    Não gosto de levar o meu computador para outra
    pessoa instalar, prefiro eu mesma.

    Muito bom
    este seu artigo . Abraços sempre.

    ClaraSol

    ResponderExcluir
  2. Olá Clara Sol!


    Um computador montado de fábrica com o Windows instalado nele geralmente vem apenas com programas básicos e nativos do próprio sistema. O jeito é procurar na internet e baixar o que mais gostamos (fazer o quê?).
    Agradeço pelo seu comentário e fico muito feliz que você tenha gostado do artigo,


    Abraços!

    ResponderExcluir

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.