24 de fev de 2014

7 dicas para comprar um PC novo

dicas para comprar um PC novoSe você fizer uma pesquisa na internet ou for em várias lojas físicas para comparar preços de computadores, irá observar a grande variedade de marcas, acessórios e diferenças até absurdas nos valores de produtos com configurações bem parecidas. Isso se deve ao fato de que alguns PCs possuem peças com qualidade superior, tornando assim, seu valor final muito maior que produtos que aparentemente possuem o mesmo nível técnico. Para que você possa entender melhor como isso funciona o Aprenda Informática Fácil separou algumas dicas para comprar um PC novo que te ajudaram a escolher qual a melhor  opção de compra e que também atenderá todas as suas necessidades.
Comprar um PC parece ser uma tarefa fácil, mas se você não ficar atento, poderá gastar mais em um produto que possui recursos que talvez você nunca utilize ou que poderia ser comprado por um valor bem menor, se anteriormente fosse feita uma pesquisa para definir qual a melhor escolha custo x benefício, além de outros fatores que serão mostrados nesse artigo.


dicas para comprar um PC novo

Abaixo veja algumas dicas para comprar um PC novo:

Dica 1 (Escolha que tipo de computador você irá comprar): A primeira coisa que você deve decidir é se irá comprar um computador de mesa, notebook, netbook ou ultrabook. Isso vai depender muito do uso que você fará do equipamento (jogos, internet, trabalho, pessoal), o que irá requerer uma maior ou menor potencia dos componentes instalados. Outra coisa importante a se pensar é se você irá comprá-lo montado de fábrica ou comprará os componentes individualmente e você mesmo irá montá-lo. Para te ajudar nesse último item dê uma olhada no artigo: Comprar um computador montado ou montar você mesmo?

Dica 2 (Pesquise antes de comprar): Como já foi dito anteriormente, fazer uma pesquisa antes da compra fará com que você possa adquirir o melhor produto para suas necessidades. Se for pesquisar na internet, sugiro que acesse o site do Buscapé onde você poderá fazer a comparação do PC que você gostou e saber qual o preço dele em outras lojas virtuais na internet.

Dica 3 (Leia comentários de pessoas que já adquiriram o produto): Essa é uma dica que serve não apenas para a compra de um computador, mas para qualquer coisa que você for comprar. Lendo comentários em vários sites diferentes, sobre o PC que você deseja comprar, te mostrará se o produto é bom ou se existe um nível grande de pessoas insatisfeitas após a sua utilização.

Dica 4 (Pesquise em sites de reclamação): Essa dica também é para pessoas que podem pesquisar através da internet. Existem vários sites de reclamação espalhados pela internet que podem te ajudar a saber se aquele PC, loja ou fabricante possuem má reputação e não são indicados para compra. Dentre os melhores sites de reclamação estão o Reclame Aqui, Denuncio, Reclamao e O Globo (Defesa do Consumidor)

Dica 5 (Se puder, compre à vista): Seja pela internet ou em uma loja física, comprar à vista ainda é uma ótima opção para quem quer economizar e obter descontos exclusivos.

Dica 6 (Cuidado com valores bem abaixo dos outros concorrentes): Cuidado para não cair em nenhum golpe na hora de comprar qualquer produto pela internet. Existem muitos sites falsos que podem roubar seus dados pessoais e os dados do seu cartão de crédito para praticar vários tipos de crime. Para te ajudar a identificar esses sites falsos leia os artigos: como identificar uma página falsa e como comprar com segurança na Internet.

Dica 7 (Se for leigo, peça ajuda): Se você tiver pouco ou nenhum conhecimento de informática e estiver comprando um computador pela primeira vez procure a ajuda de alguém que entenda do assunto (amigo, técnico, lojas especializadas). Na internet existem ótimos fóruns para usuários iniciantes tirarem suas dúvidas sobre algum problema com relação a computadores; Entre os melhores e mais conhecidos posso citar o Clube do Hardware e o Hardware.


Conclusão

Como você pode ver, comprar um PC novo é algo que deve ser bem pensado e pesquisado para que problemas futuros não ocorram. Espero que estas dicas tenham lhe ajudado e se quiser deixar sua opinião sobre o assunto ou colocar algum outro ponto que não tenha cido citado, fique a vontade para fazê-lo nos comentários.

3 comentários:

  1. Eu tbm uso, Thomas, vai na fé que é sucesso!

    ResponderExcluir

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.