18 de jan de 2014

como desinstalar completamente um programa do computador com o Revo Uninstaller

como desinstalar completamente um programa do computadorJá aconteceu de você encontrar uma pasta (mesmo estando vazia) de algum programa que você já havia desinstalado do computador? Acontece que quando desinstalamos alguns programas através do próprio desinstalador do Windows (método tradicional), alguns dados como pastas e registros permanecem no sistema diminuindo o espaço de armazenamento e causando erros no registro. Esses dados não tem serventia nenhuma e podem aumentar a lentidão e travamento do Windows.

Gostaria de informar que nem todos os programas que você desinstalar deixarão "sobras" e "entulhos" no computador, porém, não tem como identificá-los, e você não vai ficar procurando "vestígios" toda vez que deletar um programa do PC! Uma forma bem prática de resolver esse tipo de problema é utilizando-se de um método de exclusão em que todo programa que for desinstalado, não deixe nenhum vestígio e seja removido por completo. Um dos melhores programas para efetuar essa operação é o Revo Uninstaller. Ele está na lista dos " 09 Programas que seu computador deve ter" feita há algum tempo pelo Aprenda Informática Fácil e ainda é uma excelente ferramenta para resolver os problemas mais comuns encontrados por usuários iniciantes no mundo da informática e que querem manter seus computadores sempre em bom estado (sem travamentos constantes ou demora para efetuar algumas operações).

Baixando e instalando o Revo Uninstaller

Sempre recomendo aos leitores a baixar o programa desejado diretamente do site oficial para que não haja riscos do link conter algum tipo de vírus vindo de outras fontes da internet. Clique no link abaixo para efetuar o download diretamente do site do Revo:


Na página que se abrirá escolha a opção "free", pois, também existe a versão paga do programa. A instalação do programa é super simples e não solicita a inclusão de nenhum outro programa adicional. Após a instalação, vamos aprender como desinstalar completamente um programa do computador.

Desinstalando programas com o Revo Uninstaller

Existem três modos diferentes de encontrar e desinstalar um programa com o Revo: clicando no programa na lista e pressionando "Desinstalar", digitando o nome do software na caixa de pesquisa ou clicando no seu atalho na área de trabalho através do "Módulo de Caça", veja onde eles estão localizados na imagem abaixo:

como desinstalar com o Revo Uninstaller

Das três formas de desinstalação, você pode ter mais dificuldades de usar o módulo de caça, porém, ele é bastante simples. Clicando em "Módulo de Caça" a caixa do revo desaparecerá e será exibida a imagem de uma mira; Basta clicar e arrastá-la até o atalho do software que você deseja remover. O único problema é que essa função se limita apenas aos atalhos, que geralmente, estão localizados na área de trabalho.

Após solicitar que um programa seja removido será exibida uma tela com vários módulos de desinstalação diferente. Acredito que o mais eficiente e que qualquer usuário pode executar seja o "Moderado", pois, faz uma verificação profunda e desde que o utilizo (alguns anos) nunca aconteceu de ser removido algum arquivo do sistema que fizesse o Windows precisar ser restaurado. Porém, recomendo que você leia as especificações de cada módulo e marque aquele que atender melhor suas necessidades.

módulos de desinstalação do Revo Uninstaller

Após escolher o módulo, clique em avançar.

Agora será iniciado o processo de desinstalação onde será criado inicialmente, um ponto de restauração do sistema e, em alguns casos, pode aparecer o desinstalador próprio do software, para que o mesmo seja removido.

Atenção: Alguns desinstaladores solicitam o reinicio do sistema para concluir o processo. Diga que não quer reiniciar, senão você não o removerá completamente do sistema.

Ao concluir esse processo o Revo Uninstaller irá verificar as informações de sobras que o programa desinstalado pode ter deixado no Windows. Após concluir a verificação clique em avançar para ver o resultado do exame.

remover sobras no registro com o Revo Uninstaller

Se o Revo encontrar alguma sobra do programa removido no registro do sistema clique em "Marcar tudo"e depois "Excluir" como exibido na imagem acima. Confirme a exclusão clicando em "Sim" e depois clique em "Avançar". Na próxima etapa basta clicar em "Finalizado" para terminar o processo de remoção completa.
Pronto! O programa foi removido completamente do computador.

Gostou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários! Veja também:

Como atualizar o Windows 8 para a versão 8.1
notificações do Facebook por e-mail- como resolver
HAO123- como remover completamente do computador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.