9 de set de 2013

Página inicial do Mozilla Firefox foi alterada- como resolver?

Firefox mudança da página inicial
Um problema muito comum de acontecer e que deixa muita gente brava é quando, ao abrir o navegador web, a página inicial ter sido alterada. Esse fato acontece por vários motivos e sem perceber é você mesmo quem faz essa alteração involuntariamente. Neste artigo você irá aprender como recuperar a página inicial do Firefox e qual a ferramenta que vai evitar que ela seja alterada novamente. Lembrando que essas dicas se aplicam apenas ao Mozilla Firefox.

Restaurando a página inicial

Para restaurar a página inicial do navegador siga os passos abaixo e veja como é simples:
Detalhe: Será utilizada a home do Google como exemplo: https://www.google.com.br/


opções do Firefox

Clique no menu "Ferramentas" e depois "Opções". Se a barra de menu não estiver aparecendo no seu navegador faça igual a imagem abaixo:

Firefox opções

Na caixa que se abrirá basta clicar na caixa onde está escrito: "Página inicial", apagar o endereço existente e digitar o URL que você quiser iniciar seu navegador, veja:

mudar página inicial Firefox

Desinstalando os causadores da mudança


Agora o próximo passo é verificar se foi instalada alguma extensão do programa que alterou a home do browser, para isso utilize a combinação de teclas CTRL+ Shift + A com o navegador aberto e na aba que se abrirá procure do lado esquerdo a aba "Extensões" e exclua (se tiver) a extensão do programa que mudou o endereço inicial, veja na imagem:


excluir extensão no Firefox

Se depois dessas alteração ainda aparecer outra página diferente da que você colocou faça o seguinte procedimento:
Clique com o botão direito do mouse sobre o atalho do Firefox na área de trabalho e vá até "Propriedades"Depois, dentro da caixa "Destino:" observe se existe um endereço parecido com esse: 

"C:\Program Files (x86)\Mozilla Firefox\firefox.exe" http://www.ask.com.br

Delete a parte em vermelho e clique em ok. Reinicie o Firefox e veja se o problema foi resolvido. Vá até o Painel de controle do computador e verifique se esse programa está instalado; Se estiver, desinstale-o.

Como evitar

Na maioria das vezes que a página inicial do Mozilla está alterada o motivo está relacionado a instalação de um programa ou algum tipo de vírus. Geralmente quando as pessoas atualizam um software já instalado ou baixam ele da internet, durante o processo de instalação é sugerido que você adicione outro programa ou barra de ferramentas junto, e, por a mensagem estar em inglês, a maioria das pessoas termina instalando este "adicional" com o programa baixado. Veja 02 exemplos comuns:


instalar programa adicional


Nesse exemplo acima a maioria das pessoas clicam em "Accept" e acabam instalando o Winzip junto com o programa que baixaram. Se não quiser instalar qualquer programa adicional que se apresentar dessa forma basta clicar em "Decline".

instalação atube-instalar barra ask

Outro exemplo muito comum é quando se está instalando um programa (o Atube Catcher no caso acima) é oferecida a instalação de algumas barras de ferramentas e depois o usuário fica sem saber como aquela barra apareceu. Para que nenhuma barra de ferramenta seja instalada junto com o programa que você baixou basta desmarcar as caixas de seleção como no exemplo acima. Outra coisa que deve ser levada em consideração é a instalação "expressa" ou "express", pois, a maioria dessas barras são instaladas dessa maneira; Se possível evite esse tipo de instalação.

Para reforçar ainda mais sua segurança e evitar que alguma barra de ferramentas seja instalada no seu navegador instale um complemento que evitará que sua home page seja alterada; Para instalar clique neste link: instalar BrowserProtect . Na página que será aberta clique em "Adicionar ao Firefox".

Conclusão

Essas dicas são bem simples e com certeza irão te auxiliar a resolver problemas com mudança de página inicial no Mozilla Firefox. E você, o que achou do artigo? Não conseguiu resolver seu problema? Deixe um comentário que poderemos te ajudar!

2 comentários:

  1. Thomaz,

    Excelente dica. Eu mesma já fiquei perdida no Firefox sem saber quem era o culpado (lol): eu ou o Mozilla.

    sobre seu comentario, respondo:

    Mar, por-do-sol, lua! Fontes de inspiração! Tocou musicas?! uau.... adoro saber. Conte mais.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym,

      Obrigado pelo comentário!:-) Fiz este post pois vi que muitos amigos estavam tendo esse tipo de problema e não sabiam resolver.

      Sobre o comentário vou te contar mais detalhes,

      Bjs!

      Excluir

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.