18 de ago de 2013

teste de velocidade da internet

teste de conexão-velocidade da internet-teste de velocidade Sua internet vive travando? Você acha que ela esta muito lenta? Veja como fazer um teste de velocidade da internet. Geralmente quando contratamos algum serviço de internet, assim que é feita a instalação a velocidade da conexão é bem rápida. Porém, com o passar do tempo a internet começa a ficar lenta e muitas vezes o computador trava completamente.
Gostaria de explicar que nem sempre o problema da velocidade da internet esta ligado ao provedor que fornece a conexão e que existem vários outros fatores para que sua internet esteja lenta, por isso, antes de realizar o teste de velocidade da internet recomendo que você faça uma limpeza nos arquivos temporários e corrija os erros no registro utilizando programas como o CCleaner, que é um dos programas que eu cito no artigo 09 Programas que seu computador deve ter, logo após, faça uma verificação completa no seu computador ou dispositivo móvel com o antivírus que você tem instalado, pois às vezes, o problema na velocidade da internet pode estar no registro ou algum tipo vírus que esteja travando sua máquina e esses problemas precisam ser corrigidos. Outra maneira de saber se o motivo da lentidão esta no seu computador é testando sua internet no computador de outra pessoa ou observando se ele trava mesmo sem estar conectado na internet; Uma tática que dificilmente falhará é formatar o computador ou se for dispositivo portátil resete-o. Quem utiliza o Windows 8 pode formatá-lo facilmente sem perder os dados contidos no PC bastando apenas ir até o menu Charm Bar (lateral direita) clicar em "configurações", "mudar configurações do computador" (logo abaixo), aba "Geral" e "Atualizar PC sem afetar os arquivos". Daí, basta efetuar o teste novamente e observar se a velocidade da internet voltou ao normal.
atualizar computador- atualizar computador no windows 8
Clique para ampliar a imagem

Acontece que o problema realmente pode estar na instalação ou no equipamento que foi fornecido e para que você saiba qual a velocidade real que sua internet está apresentando vou lhe mostrar alguns sites que fazem uma análise em tempo real (on line) e medem a velocidade de download e upload, ou seja, com que velocidade você vai estar baixando (download)  ou enviando (upload) arquivos na web.

Atenção: Antes de verificar a velocidade da sua internet é recomendado que nenhuma atividade paralela esteja sendo feita para não atrapalhar no resultado, por isso, feche todos os outros programas que estiverem abertos e interrompa qualquer atualização ou download que estiver sendo feito.
Veja abaixo os três melhores sites de teste de conexão que testei e clique nos links para verificar sua conexão:


No teste feito pelo "Minha conexão" é possível saber inclusive qual seu provedor de internet e qual o plano de dados relativo àquele resultado, podendo assim lhe mostrar qual a velocidade que está sendo realmente utilizada no seu pacote de dados. Vale lembrar que este teste deve ser efetuado várias vezes e em horários diferentes pois algumas conexões oscilam bastante podendo apresentar vários resultados diferentes; Tire uma média e veja se a velocidade que esta chegando até você esta muito abaixo do plano contratado, se estiver, contate seu provedor de internet (fornecedor) e solicite que seja feita uma verificação para identificar qual o problema e solucioná-lo.

Conclusão

Este tipo de serviço on line ajuda bastante o usuário leigo a poder se informar e não ser enganado se a empresa fornecedora de internet informar que o problema esta no seu computador. Compartilhe essa informação nas suas redes sociais para que seus amigos possam ter conhecimento sobre esse assunto e se gostou, deixe um comentário! É muito importante saber sua opinião.

8 comentários:

  1. Eu costumo usar o Speed Test Copel, porque em alguns momentos a internet em casa parece ter paralisado! affff....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sissym Mascarenhas!

      Também gosto muito do teste do Copel, internet lenta ninguém merece! Obrigado pelo comentário,grande abraço!

      Excluir
  2. Boa tarde... Veja se alguém pode me ajudar? Meu provedor (NET) envia 30M (verificado). Genho um PC HP e ele só recebe 10M. Como altero esse limite? Obrigado Cirineis.

    ResponderExcluir
  3. Cirineis,
    A velocidade real da internet que chega no seu computador, geralmente é sempre menor que o valor que você contrata. Infelizmente a maioria dos provedores causa esse tipo de problema.
    No seu caso, o valor recebido (10M) está baixo. Acredito que a melhor solução seja uma avaliação técnica da NET para verificar se o problema está no seu PC ou na internet. Entre em contato com a empresa e solicite uma verificação.


    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,


    Obrigado pelo retorno. Contudo, bisbilhotando o gerenciador de dispositivos, constatei que o PC HP estava habilitado para receber no máximo 10 Mbps. Alterei e passei a "receber" os trinta mencionados (pelo menos é o que informa o teste de conexão).


    Mais uma vez, obrigado pela atenção.


    Cirineis.

    ResponderExcluir
  5. De nada Cirineis!


    Como falei no artigo acima nem sempre o problema está no fornecedor da internet e é um pouco difícil identificar o problema sem estar pessoalmente investigando no PC. O que fazemos é tentar dar a solução mais fácil e eficiente. Fico muito feliz que tenha conseguido resolver seu problema e sempre que precisar tentarei ajudar da melhor maneira possível,


    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Thomas,

    Mais uma vez, muitíssimo obrigado pela atenção.

    Abraços, Ciriineis.


    Em 27 de janeiro de 2014 12:42, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  7. De nada Cirineis!


    O blog foi criado para ajudar,


    Abraços!

    ResponderExcluir

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.