3 de ago de 2013

modo de hibernação ou modo suspenso- como resolver?

modo hibernação e suspenso
Ao passar algum tempo sem ser utilizado, seu computador fica como se estivesse desligado? Ao pressionar o botão de liga/desliga ele volta a funcionar novamente? Provavelmente ele está entrando em modo de hibernação ou modo suspenso. Estas ferramentas são utilizadas para que seu computador fique como se estivesse pausado, e, ao você acioná-lo novamente, ele retome as atividades normais. Em outras palavras: É uma forma de economizar mais energia elétrica. Antes de aprender como desativar esses modos acho interessante que você saiba qual o uso deles e se é ou não  importante que você os mantenha ativos.

Modo de hibernação

É uma forma de economizar energia elétrica que foi criada principalmente para notebooks e laptops com o intuito de auxiliar e evitar que a bateria descarregasse rapidamente. É o modo de economia de energia utilizado pelo computador que é mais eficiente, pois, ele coloca todos os dados que você estava utilizando ( arquivos ou programas abertos) e armazena-os dentro do HD, após isso, seu PC será desligado e utilizará uma quantidade mínima de energia; Seu computador ficará como se estivesse desligado, mas se observar detalhadamente, verá que as luzes (leds) continuarão acesas; Ao pressionar o botão liga/desliga o Sistema Operacional será iniciado em questão de segundos e retomará todas as atividades que estavam aguardando. 

Modo suspenso

É uma forma de economia de energia muito utilizada. Diferente do modo de hibernação este modo insere todos os dados que você estava utilizando (arquivos ou programas abertos) na memória do computador e também utiliza uma pequena quantidade de energia para manter o PC ligado. Uma desvantagem desse modo de economia é que se o computador for desligado de repente por algum motivo, provavelmente não haverá possibilidades de recuperar seus trabalhos se os mesmos não tiverem sido salvos anteriormente. Dependendo do modelo e fabricante do seu micro as atividades voltarão ao normal tanto pressionando o botão liga/desliga, como pressionando qualquer tecla do teclado, botão do mouse ou abrindo a tampa (no caso de notebooks).

Nota: Além desses dois modos ainda existe a suspensão híbrida que foi criada para computadores desktop. Ela é a união do modo de hibernação e suspensão, ou seja, salva os arquivos tanto na memória quanto no disco rígido.


Como desativar o modo de hibernação  e suspensão

Por padrão essas opções já vem configuradas no computador, por isso, se você quer desativá-las é preciso alterar essas configurações. Tanto é possível ajustar o tempo que o computador é suspenso ou entra em hibernação como também é possível desativá-lo permanentemente. Veja qual dos dois modos é mais viável que você utilize:

Para desativar 
  • Clique no menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Opções de Energia. No Windows 8 para acessar o menu Iniciar basta clicar com o botão direito no canto inferior esquerdo (local que fica o botão Iniciar nas versões anteriores);
  • Depois clique em Alterar quando o computador é suspenso;
  • Agora em "Desligar vídeo" e "Suspender atividade do computador" na barra lateral selecione "Nunca" para essas duas opções;
  • Feito isso clique em "Salvar alterações";
  • Pronto! seu PC não será mais desligado.

Para programar a suspensão

  • Clique no menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Opções de Energia;
  • Depois clique em Alterar quando o computador é suspenso;
  • Agora clique em Alterar configurações de energia avançadas;
  • Na caixa que se abrirá procure por "Suspender" e clique no sinal de "+" ao lado;
  • Clique em "Suspender depois de" e em "Configuração" selecione o tempo que deseja que o computador seja suspenso, veja a imagem abaixo:
opções de energia-suspender computador


Após isso clique em "Aplicar" e OK.
Observe na imagem que também é possível realizar o mesmo procedimento para o modo de hibernação e de suspensão híbrida bastando seguir o mesmo procedimento descrito acima.

Conclusão

O modo de suspensão e hibernação foram criados para ajudar o usuário com suas "contas" fazendo com que o computador consuma uma quantidade menor de energia elétrica enquanto não é utilizado. E você, o que pensa sobre esses serviços? Deixe seu comentário e não guarde essa informação, mas compartilhe com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.