15 de ago de 2013

como comprar com segurança na Internet

comprar on line-comprar na internetEfetuar compras por muito tempo foi sinônimo de enfrentar filas e procurar por vagas em estacionamentos. Porém, muitas pessoas tem despertado atualmente para um novo tipo de mercado que surgiu: o mercado de compras pela Internet. Com as facilidades de compra e a comodidade  de ver o produto chegar em sua casa o número de pessoas que já comprou ou pretende comprar alguma coisa pela Internet vem crescendo em um ritmo muito acelerado. O grande problema é que muita gente não sabe identificar quando um site é seguro e às vezes acaba caindo nas mãos de vigaristas, sendo vítima de  crimes virtuais onde tem seus dados roubados e muitas vezes não conseguem recuperar seu dinheiro de volta.
Se você tem medo de comprar alguma coisa pela Internet ou se alguma vez já foi enganado por algum site de vendas falso veja algumas dicas que irão lhe ajudar tanto a descobrir se o site que você quer efetuar uma compra é realmente verdadeiro, bem como dicas para fazer uma compra segura e alguns direitos que você tem mesmo depois de ter finalizado a compra.

1- Site blindado: Uma das coisas que você deve observar em um site de compras é se ele tem a imagem de um cadeado fechado no canto superior direito do navegador web. Esse tipo de segurança, utilizada geralmente quando se vai inserir dados como os de cartão de crédito ou senhas significa que o ambiente é seguro e os dados que você digitar estarão protegidos.
site seguro


2- Observe as avaliações do produto: Antes de efetuar qualquer compra é indispensável verificar qual o nível de satisfação dos clientes que já adquiriram aquele produto. Quando algum site não disponibiliza esse tipo de informação fica difícil avaliar sua credibilidade e você pode estar efetuando um mal negócio, por isso, leia sempre os comentários e avaliações de outras pessoas sobre aquele produto que você deseja antes de efetuar a compra.

3- Produto com valor muito baixo: cuidado com sites de vendas que oferecem produtos com um valor bem abaixo do encontrado no comércio, alguns deles prometem a aquisição de um determinado produto por preços baixíssimos e muitas vezes, por ansiedade e falta de informação, acabamos entrando em uma "furada" e depois não sabemos o que fazer.

4- Procure informações sobre a empresa: Verifique se a empresa possui CNPJ, endereço comercial físico, informações para contato, central de atendimento, entre outros dados para confirmar a idoneidade da empresa;

5- Pesquise se a empresa tem antecedentes ruins: Sites de vendas com muitas reclamações são fáceis de serem identificados, veja algumas maneiras de saber se a empresa já teve ou tem reclamações de clientes insatisfeitos: Faça pesquisas na internet sobre denúncias contra a empresa; Procure informações no PROCON ou no Portal do Consumidor; O PROCON de São Paulo divulgou em abril desse ano uma lista com os piores sites para se fazer compras online, veja a relação dos sites neste link: sites não recomendados pelo PROCON; Alguns sites de reclamação como o "Reclame Aqui" exibem uma lista com o nome das melhores empresas atuantes no mercado e você pode fazer comparações, reclamações, acompanhar a compra e ainda votar nas empresas donas dos sites.

6- Observe se o endereço do site começa com https:// : Quando um site estabelece uma conexão com o protocolo "https" significa que ali existe uma camada adicional de segurança criptografada e autenticada por certificados digitais. É muito difícil algum site falso conseguir imitar esse tipo de protocolo, pois, sempre apresentará algumas falhas. Veja na imagem abaixo como sites seguros exibem sua autenticidade:


site autenticado

Ao clicarem cima do cadeado fechado é exibida a autenticação do site. Essa é sem dúvidas uma das melhores maneiras de saber se aquela compra é segura.

7- Evite computadores públicos: Nunca efetue uma compra em computadores públicos como lan houses ou cibercafés, bem como computadores de terceiros, pois, geralmente não oferecem uma proteção adequada e seus dados podem ser descobertos. Já falei sobre esse assunto no artigo Como proteger minhas senhas e dados bancários na Internet. O uso de computadores públicos não é uma prática recomendada para efetuar compras on line.

8- Problemas com a entrega do produto: Se o produto não chegar durante o período de entrega estabelecido pelo site e você não conseguir entrar em contato com o fornecedor é possível cancelar essa compra se ela foi feita utilizando um cartão de crédito, para isso, entre em contato com a Central de Atendimento do cartão de crédito e realize o cancelamento da compra.

9- Produto chegou mas quero devolver: O consumidor tem até 7 dias uteis, caso tenha se arrependido da compra, para entrar em contato com o fornecedor e desfazer a compra devolvendo o produto.  

10- Guarde todos os documentos: Se o produto apresentar algum defeito durante o período da garantia, para garantir que a empresa possa efetuar uma eventual troca ou para que seu produto seja levado para uma assistência técnica será necessário que você tenha sua nota fiscal e os comprovantes de pagamento.

Conclusão

A cada dia que se passa as empresas de vendas on line estão melhorando seus serviços e assim acabam ganhando a confiança de mais consumidores que temiam realizar suas compras pela internet. E você já realizou alguma compra pela internet? Conte-nos sua experiência! Talvez você possa relatar algo que não foi abordado nesse artigo, então, deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.