23 de jul de 2013

como proteger seu e-mail e deixá-lo mais seguro

proteger meu e-mail, e-mail seguro, segurança internet, dicas e-mail
Segurança é uma das palavras mais procuradas na Internet e foi pensando nisso que resolvi escrever este artigo ensinando como proteger seu e-mail e deixá-lo mais seguro contra hackers, vírus e qualquer tipo de perigo que ronda na Web. Antes de mais nada gostaria de lembrá-lo que além das dicas que irei dar aqui você deve ter em seu computador um bom Antivírus instalado para que ele não seja alvo de ataques do tipo "Keylogger", pois, este tipo de ameaça virtual ao se infiltrar no seu computador, captura todos os dados que você digitar no teclado, sendo assim, estas dicas só surtirão efeito se primeiro seu computador estiver protegido. Para entender melhor como os "Keylogger" agem e como evitar que eles capturem seus dados sugiro a leitura do artigo: Como proteger minhas senhas e dados bancários na Internet. Se quiser saber qual o melhor programa Antivírus e o que melhor se enquadra no seu perfil leia Qual é o melhor Antivírus?. A seguir veremos alguns passos que lhe ajudarão a deixar seu e-mail mais seguro:


1- Crie senhas fortes


O primeiro passo que você deve tomar para ter um e-mail protegido é criar uma senha segura. A maioria das pessoas utiliza a mesma senha para abrir vários serviços na Internet, o que é um grande erro. Se um Hacker descobrir esta senha ele terá acesso a todos os seus dados e poderá fazer o que quiser com eles. Sei que é difícil criar senhas diferentes e ficar com medo de esquecer, porém, recomendo que você anote todas elas em um lugar seguro para depois não ter prejuízos. 
Para se criar uma senha forte, deve-se misturar letras maiúsculas e minúsculas com números , e se for permitido, coloque também símbolos como: "/ " e "#" por exemplo. Tente criar algo que não seja difícil de lembrar como uma frase ou parte do trecho de uma música; O principal objetivo é que ela não seja repetida em outras contas e não seja muito curta para não ser tão fácil de descobrir.


2- Configure as opções de recuperação de senha


Mesmo se protegendo é possível que sua conta de e-mail seja descoberta. Isso pode acontecer ao você clicar em um link que estava no seu e-mail, ao baixar algum programa na Internet ou utilizando a mesma senha em vários sites, como já falamos anteriormente. Por isso, é fundamental configurar as opções de recuperação de senha do seu e-mail para que você possa reaver seus dados novamente (esta configuração também serve caso você tenha esquecido sua senha). Procure pela opção de " configuração" ou "segurança" e veja as formas de recuperação que são oferecidas pelo seu serviço de e-mail. Veja as formas mais utilizadas:

Endereço de e-mail alternativo: Nesta opção deve ser adicionado um outro endereço de e-mail que você possua, para que, se sua conta for roubada ou até mesmo se você se esquecer sua senha, este outro endereço de e-mail conterá instruções de recuperação da senha.

Número de telefone: Basta configurar a recuperação da sua senha através do seu número de celular.
Atenção: Esta configuração deve estar sempre atualizada para que seja possível recupera sua conta, por isso, se mudar seu número de telefone altere-o também nas configurações do e-mail.


3- Utilize a verificação em duas etapas


Outra maneira de proteger seu e-mail é utilizando o método de verificação em duas etapas que tem por objetivo o envio de um código de verificação para seu telemóvel no momento em que você tentar fazer o login na conta. A grade vantagem desta configuração é que durante o login você pode dizer que não quer mais receber esta mensagem de verificação no seu computador pessoal, daí, ela apenas será solicitada em outros computadores. Dessa forma, nenhuma outra pessoa poderá entrar na sua conta, pois ela terá que informar o código de verificação que apenas chegará no número do aparelho celular que você cadastrou.


4- Resumindo as dicas


  • É muito importante que seu computador ou dispositivo móvel estejam sempre protegidos. Certifique-se de ter sempre um programa programa antivírus instalado e atualizado em seu computador ;
  • Uma senha forte dificultará um invasor a descobrir seus dados e se apoderar deles;
  • Atualize sempre seus dados e configure corretamente seu e-mail para poder recuperar sua conta se ela for "hackeada";
  • Pesquise outras formas de segurança oferecidas pelo serviço de e-mail para que você possa obter todos os recursos de proteção disponíveis; Um bom exemplo é a verificação em duas etapas.

Conclusão

E-mail é algo pessoal e com tantos perigos que rodam na Internet você deve estar atento para que sua privacidade não seja invadida. Espero que estas dicas tenham sido úteis e se você acha que alguma outra dica deveria ser mostrada e quiser dar sua opinião sobre o assunto poste um comentário, pois a sua opinião é sempre bem vinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.