19 de jul de 2013

Como configurar e utilizar o Avast Antivírus free

avast, configurar avast, usar avast, avast passo-a-passo
O Avast é sem dúvidas o Antivírus mais conhecido e baixado da Internet. Tornou-se popular pelo fácil manuseio e por apresentar uma boa proteção aos usuários. O problema é que a maioria das pessoas têm dificuldades para configurar e utilizar o Avast Antivírus free (gratuito) não sabendo explorar todo seu potencial e muitas vezes desinstalando-o por achar que ele não serve e não é um bom antivírus.

Nota: Se você quiser saber se o seu antivírus funciona de verdade ou se a proteção residente dele é eficaz dê uma olhadinha no artigo: Como testar meu Antivírus e saber se ele funciona realmente que ensina a fazer um teste para antivírus bem simples. No teste é inserido um código que simula um vírus (não se preocupe este teste apenas simula um ataque e não oferece nenhum perigo ao seu computador).

Neste tutorial vamos aprender como manusear o avast para que ele proteja bem seu computador, como configurar o escaneamento corretamente e deixá-lo sempre atualizado. Acompanhe os passos para a configuração:

Vídeo Atualizado mostrando como baixar e instalar o Avast Free Antivírus:



1- Baixando o Avast

Se você ainda não tem o avast instalado em seu computador é possível baixá-lo em vários sites de download na Internet, porém, para garantir que você obterá a versão mais recente do programa sugiro que o download seja feito direto no site oficial do avast, para fazê-lo basta clicar nesse link: Download do Avast. Ao abrir a página você deve clicar em "BAIXE AGORA"  como ilustra a figura abaixo:


baixar Avast free- baixar Avast- Avast free
Ao abrir a nova página irá aparecer uma caixa de diálogo para escolher em qual unidade do computador deverá ser baixado o avast. Depois de baixar o instalador, procure a pasta em que ele está e execute-o. Se não sabe como executar um programa existem três formas de fazer:

  • Basta dar dois cliques com o mouse sobre o programa que deseja executar;
  • Clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção "abrir";
  • Selecione o programa desejado clicando sobre ele e depois aperte a tecla "Enter" no teclado.

2- Instalando o Avast

O processo de instalação do avast é bem simples,veja os passos:

  • Execute o arquivo de instalação do Avast;
  • Aparecerá uma caixa de diálogo para confirmar a instalação, clique em "SIM";
  • Clique no botão "azul" Express Install ( Instalação expressa);
  • Siga as instruções de instalação.


Se todos os passos forem seguidos corretamente você verá uma tela como esta abaixo confirmando que a instalação foi terminada com êxito. 


instalação Avast


Clique em "terminar" para concluir a instalação.Talvez ao clicar em "terminar" seja aberta uma página da Internet solicitando que você adicione o plugin de segurança on-line do Avast que é uma segurança adicional para o seu navegador web:


baixar plugin Avast


Vantagens de instalar o plugin:

  • Proteção contra Phishing ( prática usada por criminosos virtuais para roubar dados como senhas e números de cartões de crédito, por exemplo);
  • Veja  a reputação dos sites ( base de dados do Avast) e saiba se eles são seguros;
  • Se você digitar a URL( endereço) de um site errada o plugin corrigirá para o endereço correto.

3- Registrando o Avast

Ao instalar o Avast em seu computador o próximo passo será registrá-lo, pois sua licença gratuita ainda está limitada a 30 dias. O problema é que muitas pessoas ignoram os avisos informando a necessidade de registrar o programa, e, ao expirar os 30 dias, seu computador fica desprotegido e vulnerável a ataques de vírus.  Não existe mistério para registrar o avast e os passos são bem simples, veja a imagem abaixo:

interface Avast


Na interface principal do Avast clique em registrar( parte destacada em vermelho).

registrar Avast- registro Avast

Na caixa que será aberta preencha os dados para registrar o produto com seu nome e e-mail ou se preferir registre-se com sua conta do Facebook. 
Atenção: No final do registro aparecerá uma mensagem como essa abaixo:

permanecer com Avast free

Muitas pessoas registram corretamente o Avast e no final do registro clicam na mensagem "experimente gratuitamente o Internet Security" que está destacada e em verde, como vemos na imagem acima; E acabam atualizando sem saber o programa para a versão "PAGA". Para registrar corretamente para a versão gratuita clique em: " Permaneça coma proteção básica" como destacado em vermelho

4- Configurando a Atualização do Avast

Após registrar o Avast, outro passo importante é mantê-lo sempre atualizado, pois, só assim ele terá as últimas definições de vírus e manterá seu PC protegido. Na interface principal do Avast clique em "configurações" na parte superior direita do programa. Na janela que se abrirá clique em "Atualizações", veja na figura abaixo:

configurar atualização do Avast

Na janela "Configurações de atualização" as opções "DEFINIÇÕES DE VÍRUS" e "PROGRAMA" devem estar com a opção "Atualização automática" marcadas. Observe que na imagem acima apenas "definições de vírus" está com essa opção marcada, por isso você deve corrigir no seu programa. Logo após basta clicar em "OK" para aplicar a configuração.

5- Configurando os Sons do Avast

Uma coisa que incomoda algumas pessoas são os sons que o Avast faz ao atualizar ou quando encontra alguma ameaça ao computador, porém isso pode ser resolvido, veja a imagem:

configurar som do Avast


Para desabilitar os sons do Avast basta clicar em "Configurações" na parte superior direita do programa ( da mesma forma que foi feito no passo 4 acima). Só que agora você deverá clicar no nome "Sons" como mostra a figura no passo 2 e desmarcar "Habilitar os sons do avast!". Se preferir, pode escolher quais sons permanecerão funcionando.

6- Agendar escaneamento completo

Por padrão o Avast sempre faz um escaneamento rápido do sistema, porém, é necessário que seja feito um escaneamento completo periodicamente, para que, possíveis ameaças que passaram desapercebidas pelo seu sistema de segurança possam ser detectadas e removidas. Se quiser saber como montar um sistema de segurança reforçado para seu computador veja o artigo: Como Proteger meu PC contra ataques. Veja como agendar um escaneamento completo:

escaneamento Avast


Clique no Menu "Segurança" na interface do Avast. Na barra lateral esquerda na opção "ANTIVÍRUS" clique em "Escanear". Em "Escaneamento completo do sistema" clique em "mais detalhes" em seguida "Configurações..." como ilustra a imagem acima.

agendar escaneamento Avast


Na nova janela que se abrirá vá até "Agendamento" > "Tipo de agendamento" e escolha "semanalmente". Depois escolha o horário e o dia para executar o escaneamento e clique em "OK".

Conclusão

Neste artigo foram mostradas as configurações básicas e mais importantes do Avast Free. Se você ficou com alguma dúvida ou quiser deixar seu comentário fique a vontade, conte-nos o que você acha do Avast.

Quer saber como conseguir uma licença do Avast Internet Security ( versão paga) apenas convidando seus amigos? então veja o artigo licença grátis do Avast Internet Security.

4 comentários:

  1. Instalei a versão paga para 20 dias de experiência. Ao entrar em site de bancos ele sugere para alternar para a SafeZone. Clico para alternar e sou remetido para o site do Avast. ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Haroldo Carvalho!
      Quando entramos na SafeZone somos levados a uma área exclusiva criada pelos engenheiros do avast onde ficamos invisíveis para nenhum vírus capturar nossos dados bancários. Não sei qual mensagem aparece quando você é remetido para o site do Avast, mas isso geralmente acontece quando é necessário registrar o antivírus com uma licença paga para que seja desbloqueada alguma função. Se você me disser qual a mensagem que aparece na página que é aberta, talvez eu possa te ajudar, abração!

      Excluir
  2. Antivírus bom mesmo é o da Baidu. Além de grátis roda super
    rápido e não deixa passar nada. Vale a pena testar:
    http://antivirus.baidu.com/pt/?referrer=bwt

    ResponderExcluir
  3. Olá Glaucia Feliciano!


    Realmente existem vários antivírus bons, e um exemplo é oda Baidu, como você citou.Logo, logo,também falarei aqui no blog sobre outros programas de proteção. Obrigado pela sua participação e fique sempre a vontade para expressar sua opinião,


    Abração!

    ResponderExcluir

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.