7 de mai de 2013

Como proteger minhas senhas e dados bancários na Internet

proteger senhas-proteger dados bancários
Uma técnica muito utilizada por criminosos virtuais para se apropriar de dados bancários e senhas de e-mails, redes sociais e cartões de crédito é a utilização de programas Spywares, principalmente os chamados Keyloggers. Um Keylogger é um software malicioso desenvolvido por alguém com um grande conhecimento em informática, os chamados crackers (São mal intencionados, sua finalidade é criminosa). Muito vezes achamos que quem comete esse tipo de ato são os Hackers,e, na verdade, Hackers são programadores que constantemente procuram meios de invadir sistemas com o objetivo geralmente de encontrar falhas e corrigi-las.

Como um Keylogger consegue capturar meus dados

O Keylogger age disfarçado monitorando tudo que é digitado em seu computador; Dessa forma ele é
capaz de capturar suas senhas de acesso a sites bancários, nome de usuário e senha de redes sociais como o Facebook, e depois, envia todos os dados coletados para a pessoa que o criou.
Keylogger- captura do teclado
Geralmente esses programas são executados na sua máquina depois que você abre um e-mail ou um anexo do mesmo, ou quando faz algum tipo de download ( geralmente arquivos em zipados são mais susceptíveis a ataques do tipo"cavalo de troia"). Nesse tipo de ataque o programa malicioso é executado quando você tenta abrir o arquivo compactado, então muito cuidado! Desconfie de todo arquivo muito pequeno que é oferecido para você baixar quando está navegando na Internet, geralmente esses aplicativos são do formato .EXE ( executáveis) . Por falta de conhecimento muitas pessoas são vítimas desse tipo de ataque e geralmente nem sabem o que está acontecendo.

Como evitar esse tipo de perigo

  • Nunca abra e-mails de pessoas ou empresas que você não conhece ou se inscreveu
  • Nunca baixe arquivos de sites desconhecidos ou com má reputação
  • Utilize o teclado virtual sempre que entrar em sites de bancos ou for digitar alguma senha pessoal. Para ativar o teclado virtual é só clicar no botão Iniciar - Todos os programas- Acessórios- Acessibilidade- Teclado virtual
Apesar do teclado virtual ser muito utilizado para combater a ação de Keylogger, já foram desenvolvidas formas mais avançadas de Keyloggers, são os chamados Screenloggers que conseguem saber a posição do cursor do mouse ao clicar em uma determinada área na tela do monitor e também armazenam a imagem que está sendo exibida, para depois o Cracker saber quais foram as teclas clicadas pelo mouse. Então, não é possível combater essas ameaças? Da mesma forma que surgiram os Screenloggers as empresas que desenvolvem softwares de segurança também vem desenvolvendo formas de combatê-los, por isso, mantenha sempre seu anti vírus atualizado e faça um escaneamento semanal em seu computador para mantê-lo protegido; Também é muito importante ter um bom programa Anti Spyware e um bom Firewall para complementar a segurança do computador. Recomendo uma leitura sobre como proteger meu PC contra ataques aqui do Aprenda Informática Fácil, lá você vai receber várias dicas de segurança e saber onde pode baixar esses programas que vão lhe ajudar a ficar mais protegido essas ameaças virtuais.


4 comentários:

  1. ajudou bastante! nem sabia que existia esse tipo perigo, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente não sabe e esse é o perigo! que bom que você agora sabe, fico feliz em poder ajudar!

      Excluir
  2. mais uma que eu não sabia, e esse tipo de ataque é bem difícil de combater. Parabéns Thomas Pereira e continue com esse bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edson Alves e desculpe a demora em te responder, fique ligado que vem muito mais novidades aqui no blog, grande abraço!

      Excluir

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.