22 de fev de 2013

Componentes do computador

Esse é um assunto muito bom para quem está estudando para concurso público, pois, observei que na maioria das provas, existe alguma pergunta referente aos componentes do computador. Vejamos alguns assuntos que normalmente aparecem:

O computador tem componentes externos e internos, vamos conhecer os principais:


1- Componentes Externos



monitor,monitor do computador

Monitor: É o mais importante dispositivo de entrada e saída de dados do PC. Ele dá a você a situação imediata do que está acontecendo no computador. A informação que necessita ser apresentada visualmente é enviada ao monitor através da placa de vídeo que converte os sinais elétricos da CPU para minúsculos pontos de cor chamados: Pixels, eles formam a imagem na tela.



teclado do computador, componente do computador




Teclado: É um periférico de entrada de dados, ou seja, através dele as informações inseridas no PC. É conhecido também como console; Nos teclados mais antigos existe uma chave que seleciona as opções: AT ou XT. Existem vários padrões de teclado, entre eles o teclado padrão IBM/PC, que possui 101 teclas que se dividem em quatro grupos:



  • Alfanumérico: Corresponde a maioria das teclas e é composto pelas teclas de caracteres alfabéticos, numéricos, de símbolos e especiais. As principais são: ESC, TAB, CAPS LOCK, SHIFT, CTRL, ALT, ENTER e BACK SPACE. 
  • Numérico: Localiza-se a direita do teclado; Além dos números também estão nesse grupo os caracteres: * ( multiplicação ), / ( divisão ), - ( subtração ), + ( adição ) e Num Lock. 
  • Controle de tela: Têm funções diferentes de acordo com o software ( programa ) que vai usar. São elas: Print Screen, Scroll Lock, Pause Break, Insert, Delete ( Del ), Home, End, Page Up, Page down, setas de direção. 
  • Funções: É composto pelas teclas de F1 até F12 e as funções das teclas muda de acordo com o programa que usar. 

mouse do computador

gabinete do computadorMouse: É um periférico de entrada de dados. Funciona como um ponteiro na tela que chama-se:cursor. Antigamente o mouse era conectado a uma porta serial, mas hoje em dia já foi praticamente substituído pelas portas USB ou PS/2. O mouse de "bolinha" também está sendo substituído pelo mouse óptico, que além de ter uma precisão maior ainda acumula uma quantidade menor de sujeira; Outra coisa interessante nesses novos modelos é essa roda no meio ( wheel ), que permite a rolagem sobre as páginas.




Gabinete: É a estrutura onde são montados todos os componentes do micro: Fonte, placa-mãe, drivers, disco rígido, CD-ROM, etc. Geralmente o gabinete é confundido com a CPU- Central Processing Unit (Unidade central de processamento, em português); CPU é apenas o Processador e no gabinete ficam guardados os componentes internos do micro que serão o próximo assunto a abordarmos.








2- Componentes Internos





Placa Mãe
Placa mãe: Acopla todos os componentes de um computador, ou seja, é onde todos os equipamentos se encaixam. è uma placa de circuítos composta de caminhos de dados ( barramentos ) e lacunas para encaixar os equipamentos ( slots ).






processador do computador

Processador: É o "cérebro" do computador. Ele também é chamado de micro processador ou CPU e é responsável por processar as informações do PC. OS grande fabricantes de processador são: Intel e AMD. A Frequência "velocidade" do processador chama-se: Clock.




memória

Memória: a função da memória é armazenar dados. Existem diversos tipos de memórias: memórias permanentes e virtuais, cada uma com função definida:
  • Principal (RAM e ROM ) 
  • Auxiliar ( Virtual e Cache )
  • Secundária ( HD, Floppy, CD/DVD-ROM, etc. )




  • Memória RAM- ( Memória de Acesso Aleatório ) é a mais importante. Só funciona com o computador ligado, por isso, é chamada de volátil. A CPU é que mais utiliza esse tipo de memória. O processador processa as informações, mas quem executa é a memória RAM. Ela também é chamada de " pente de memória" e pode ter diferentes capacidades: 64MB ( Megabyte ), 128MB, 256MB, 512MB, 1GB (Gigabyte ), 2GB, etc. 
  • Memória ROM- ( Memória somente para Leitura ) Armazena dados importantes do fabricante do equipamento e não podem ser utilizadas pelo usuário. Nela estão todos os dados básicos para o PC funcionar. Ao conjunto formado pelas memórias RAM e ROM dá-se o nome de Memória Principal. 
  • Memória Cache- Encontra-se no processador e trabalha em sincronia com a RAM, porém ela armazena dados mais rápido, é um tipo de RAM estática: é uma SRAM. Sua função é armazenar os dados mais recentes requisitados pela RAM principal. Funciona assim: Quando a CPU requisita um dado à RAM, ele é copiado para a Cache para que, se for solicitado novamente,não seja necessário buscar na RAM outra vez. Sua desvantagem é que ela é muito menor que a RAM. 


fonte de alimentação


Fonte de Alimentação: É o módulo que fornece energia elétrica ao micro. As fontes de alimentação utilizadas hoje em dia são do tipo chaveada ( aumenta o rendimento e torna a fonte mais compacta ).
HD, disco rígido, winchester




cd, dvd, CD, DVD, unidade de cd, unidade de dvdHD- Disco Rígido: É o local onde se instala o Sistema Operacional ( Windows, Linux ), e onde armazenamos nossos arquivos ( word, Excel, pastas, fotos, vídeos, etc.). Nele se cria uma memória virtual quando necessário. Pode também ser chamado de Winchester. 




Unidade de CD/ DVD: Faz a leitura e/ou gravação de mídias de cd e dvd. A capacidade de armazenamento do CD foi originalmente definida em 650MB, mas hoje é 700MB. Já o DVD tem uma capacidade de 4,7GB( gigabyte ), ou seja, quase 07 vezes a capacidade de um CD. Os tipos mais comuns de CDs e DVDs são:




  • CD/DVD-ROM: disco que já vem gravado com informações de fábrica. É um cd/dvd somente para leitura.
  • CD/DVD-R: é o cd/dvd virgem. Só pode ser gravado uma vez e significa cd/dvd gravável.
  • CD/DVD-RW: é um cd/dvd regravável. Pode ser gravado sucessivas vezes. 
placa de rede


Placa de Rede: É um dispositivo de entrada e saída de dados e permite a comunicação através da estrutura de cabeamentos. É também conhecida como: Adaptador de rede, NIC ( Placa de Interface de Rede ) ou Placa Ethernet ( por causa da arquitetura usada).




placa de som


Placa de Som: É um dispositivo de entrada e saída de informações que permite transformar as informações digitais dos programas e jogos em som stereo através das caixas de som. Sem ela não seria possível ouvir os sons de jogos e programas, nem tão pouco ouvir músicas, ouvir o áudio de filmes, etc.





placa de vídeo
Placa de Vídeo: É um dispositivo de saída de dados que permite que os dados apareçam no monitor de vídeo do computador. Todos os dados que saem da CPU em direção ao monitor passam pela Placa de Vídeo, que converte os sinais elétricos digitais em sinais RGB ( cores primárias ). Existem também as placas de vídeo 3D ( conhecidas como: Placas Aceleradoras ), elas trazem um processador próprio que realiza cálculos de ambientes tridimensionais. Todas as placas de vídeo possuem memória, a chamada Memória de Vídeo, que nada mais é que a memória DRAM utilizada apenas para armazenar os dados de imagem ( pixels e suas cores). Quanto mais memória de vídeo maior a sua resolução e mais cores a imagem do computador pode apresentar.





Importante: quem define a qualidade de imagem é a placa de vídeo e não o monitor como muita gente pensa.



28 comentários:

  1. Tô mesmo estudando pra concursos, me ajudou bastante!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que ajudou Lilica! Volte sempre que quiser,


    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá Raphael Botelho, fico feliz que tenha gostado do artigo! Volte sempre para nos visitar;

      Abração!

      Excluir
  4. Adorei! Bem esclarecedor e simplificado.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá diário, fico feliz que você tenha gostado. Volte outras vezes para nos visitar;

      Abração!

      Excluir
  5. Gostei muito do seu conteúdo Thomas, mas gostarias de estudar mais sobre isso mas não consigo copiar será que não é possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Pinho, fico feliz que você tenha gostado do nosso conteúdo! No menu contato logo acima, me envie seu e-mail que eu te mando uma cópia desse conteúdo. Eu bloqueei o site contra copia porque estavam plagiando todo meu site. Pode mandar a mensagem que eu envio;

      Abração!

      Excluir
    2. Não entendi sua mensagem joao melo. Por favor explique melhor.

      Excluir
  6. Gostei! Me ajudará pra prova de amanhã! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado Lívia Ellen Rocha! Volte sempre para nos visitar;

      Abração!

      Excluir
    2. Fico feliz que você tenha gostado Jamily Linda! Volte sempre para nos visitar;

      Abração!

      Excluir
  7. adorei tem tudo que eu preciso... sera que podes enviar no meu email martinsjunior53@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado Martins Junior! Vou enviar uma cópia pro seu e-mail, porém peço que não reproduzas essa cópia na internet, pois o conteúdo é protegido por direitos autorais;

      Abraços!

      Excluir
  8. Muito massa gostei de mais show tudo que eu preciso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado Obadias Abimael! Volte outras vezes para nos visitar e comentar;

      Abração!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Volte sempre para nos visitar;

      Abraços!

      Excluir
  10. Alguém que possa me ajudar quero sabe de todos. Os componentes de um. Computador (nomenclatura,slot,socket,barramento) alguém pode me passar essas informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iago, fica um pouco longo de escrever todos os componentes aqui, mas pesquise no Google que você encontrará, ok?

      Um abraço!

      Excluir
  11. Muito obrigado pelas informações precisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Yuri Paulo! Fico grato pelo comentário e feliz que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre que quiser para ler em nosso site;

      Abração!

      Excluir
  12. muito bom, gostei, mas eu queria para um trabalho, se puder me enviar por e-mail: joaoronald138@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado João Ronalld'! Irei enviar por e-mail.

      Excluir
  13. Nossa. Muito bom o artigo eu tinha duvidas de algumas coisas mas com esse artigo tirou. Muito bom eu gostei :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleidvan Dias De Jesus, fico muito feliz em ter ajudado a sanar algumas das suas dúvidas! Agradeço desde já pelo comentário e peço que nos visite mais vezes.
      Conheça também nosso canal no Youtube e veja vídeo aulas super legais; O link para o canal está na lateral direita do blog.
      Até mais e um abraço!

      Excluir

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.