7 de jan de 2013

Ligando o Computador- Inicialização do Sistema

Inicialização do Sistema

inicialização do sistema

Quando o computador é inicializado, dá partida a um pequeno programa, ROM BIOS ( imagem abaixo), que está impresso ( firm-ware ) em circuito de memória somente-de-leitura


( circuito integrado ROM ) instalado na placa mãe ( mother board ) do computador. As instruções deste pequeno programa são executadas, realizando um autoteste da máquina  e fornecendo intruções apenas para encontrar o drives de disco, fazê-los  girar e ler um unico setor na borda externa do disco ( lado 0 trilha 0 setor 1= registro de boot ). Tecnicamente o ROM BIOS não é parte dos DOS, pois serve de interface básica para qualquer sistema operacional.


bios


O registro de boot, que é um pequeno programa ( 512 BYTES ), contém todas as informações essenciais sobre o disco, como o número de setores, o número de cilindros, o tamanho da FAT ( file alocation table = endereços dos dados gravados nos disco ), o tamanho do dirétorio, e algumas mensagens de erros básicas. Além disso contém o endereço dos arquivos especias que contém a continuação do sistema operacional.


Com essas informações obtidas do registro de boot, o computador pode encontrar um arquivo chamado IO.SYS. Este arquivo encontra-se imediatamente após o diretório raiz, e estende as funções da ROM BIOS com respeito ao controle de periférios como teclado, impressora e acionadores de disco, e carrega um arquivo denominado CONFIG.SYS.


Com  o O.SYS na memória, o computador, sob o seu controle, carrega o MSDOS.SYS,que também começa no primeiro cilindro. Enquanto o ROM BIOS e IO.SYS fazem as conexões fisícas entre o sistema e seu perifério, o MSDOS.SYS controla a informação transferida entre eles, além de criar e gerenciar arquivos em disco. Com o MSDOS.SYS carregado na memória RAM, o computador é capaz de carregar o arquivo COMMAND.COM do disco mesmo que ele esteja espalhado pelo mesmo.


MS-DOS


O programa de controle do DOS, COMMAND.COM ( comumente conhecido como interpretador de comando ), é carregado para memória. Uma vez estando na RAM, ele forma o DOS. Mas há um paradóxo nisso. DOS significa "Sistema Operacional de Disco" e operar os drives de disco é uma de suas atribuições. como o COMMAND.COM pode ser carregado do disco se ainda não estão na memória? A resposta estar no procedimento de inicialização ou "booting".


COMMAND.COM, lê  cada um dos comandos DOS digitados pelo teclado e executa o subprograma que realiza aquela tarefa específica. É um programa grande que se fosse totalmente carregado oculparia grande parte da memória RAM. por este motivo, este programa é segmentado em três partes. a primeira parte é carregada na memória e se torna parte integrada coma parte resistente do DOS ( entre os quais o comando interno, DIR, COPY, DATE, TYPE, REN e DEL ). A segunda parte é ativada quando o DOS é carregado, verifica e executa um arquivo em lote chamado AUTOEXEC.BAT, e em seguida é descartado.

A terceira parte é sémi-residente na memória, contendo os programas que executam comandos internos e externos e de interpletação de comandos. esta terceira parte é muito complexa e extensa, e o DOS permite que os outros programas se sobreponham à esta parte quando precisamos de memória. Isto explica por que quando se retorna ao DOS, algumas vezes há nova carga do disco ( ou disquete ).

Os arquivos IO.SYS, MSDOS.SYS e COMMAND.COM são em conjunto conhecidos como arquivos ou programas de sistema.



 










6 comentários:

  1. cara,é muito interessante esse assunto de inicialização, gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! sempre procurarei colocar assuntos interessantes aqui no blog, abraços!!!!

      Excluir
  2. Ajudou muito no meu trabalho da escola.

    ResponderExcluir
  3. Olá Thomas!

    Eu conheço pessoas que sabem fazer de tudo na internet, utilizar as redes sociais, postar fotos, vídeos, porém os seus computadores precisam estar ligados, pois se os encontrarem desligados são capazes de enfartar.

    Fico impressionado como as pessoas pulam etapas em tudo.

    Conheço uma outra pessoa, minha cunhada na verdade... rsrsrsrs... ela sabe até ligar o computador, mas para desligar do modo correto parece a coisa mais esdrúxula, volta e meia é preciso trocar HD, Bios, etc.

    Acho vou mandar ela dar uma passadinha aqui no seu blog.

    Gostei muito dos artigos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá John Silva é um prazer receber um comentário seu aqui no blog!
      O que você falou é verdade, muitas pessoas só sabem entrar em uma rede social e postar fotos e comentários, porém, a internet é um lugar rico em conhecimentos e tecnologias e hoje em dia com acesso a tanta informação gratuita as pessoas se limitam apenas a entretenimentos deixando de explorar outras áreas. Obrigado por recomendar o blog e te desejo muito sucesso, grande abraço!

      Excluir

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.