30 de dez de 2012

Termos e Definições encontrados na Internet

Internet
É a rede mundial de computadores. O termo é a junção de duas palavras ( Inter- abreviação de internacional + Net- abreviação de Network) que, em português poderia ser traduzido como área de trabalho internacional.

PC
Esta sigla vem do inglês "Personal Computer" que quer dizer: Computador Pessoal.

Download
É o ato de "baixar" ( transferir, descarregar ) um arquivo de um servidor remoto na Internet, para o computador do usuário.

Upload
É o inverso de Download; É quando um computador local transfere dados para um servidor remoto na Internet ou outro computador na rede.

Plugin
É um tipo de complemento para outros programas. Os Plugins são pequenos programas que auxiliam



programas maiores adicionando funções específicas. São também conhecidos como: Plug-in, add-in, add-on.
 
Site
É um conjunto de informações em forma de páginas que estão em algum lugar na Internet, normalmente são do tipo "www.nomedosite.com.br".

Sites de busca
São sites que servem para procurar outros sites na rede. Quando não sabemos em qual endereço se encontra determinada informação, vamos até um site de busca e solicitamos que ele procure pelo assunto desejado. Existem vário, veja o link de alguns:
Google
Yahoo
Bing

Backup
É uma cópia de segurança de todos os seus arquivos. Quando se faz um backup contante evita-se o risco de perder arquivos importantes, por isso, recomenda-se fazê-lo periodicamente.

Pastas
São pequenos compartilhamentos lógicos, criados numa unidade, para organizar melhor os conteúdos do usuário.

Arquivos
É um conjunto de informações que está gravado em uma unidade de armazenamento. Tudo o que salvamos no computador vira arquivo. Todos os programas em nosso computador são gravados na forma de arquivo. Existem vários tipos de arquivo, que é determinado pela extensão utilizada que, geralmente, tem três caracteres. Vejamos algumas extensões:

DOC: Documento do Word;

XLS: Planilha do excel;

EXE: Arquivo executável ( um programa );

TXT: Arquivo de texto simples- ASCII ( feito pelo bloco de notas );

PDF: Arquivo criado pelo programa Adobe Acrobat Reader;

HTM ou HTML: Páginas da Web ( documentos que formam os sites na Internet );

ZIP ou RAR: Arquivo zipado ou compacto ( são um ou mais arquivos "prensados" para ocupar um número menor de espaço);

MDB: Arquivo de banco de dados do Microsoft Access;

DLL: Arquivo que complementa as funções de um programa ( em vários programas não é suficiente aexistência apenas do arquivo EXE ). O arquivo DLL é chamado arquivo de biblioteca;

JPG, JPEG, TIF, GIF, CDR: Arquivos de imagem;

PPT, PPS: Arquivos do Power Point;

MOV, AVI, FLV: Arquivos de filmes, vídeos, movimentos;

MP3, WAV: Arquivos de som.

URL
è o endereço que localiza algum recurso ( arquivo, página, pasta ) na Internet.

Link ( HYPERLINK )
É uma área ( geralmente texto, imagem) dentro de um documento na internet, que quando acionada por um clique nos leva para outra parte do documento ou outra página. São locais que quando se coloca o mouse em cima ele vira uma "mãozinha".

Vírus
Programa criado por  programadores para se copiar sozinho e infectar sistemas de computadores em diversos locais. Um vírus geralmente é algo maléfico, prejudicial para seu computador.

Cavalo de Tróia ( Trojan )
Um programa que se disfarça em jogos ou pequenos aplicativos, mas que serve para abrir portas de comunicação no computador para que invasores possam entrar.

Spyware

É um tipo de Malware. Este programa é instalado no computador de alguém sem sua autorização e sem seu consentimento com o objetivo de recolher informações. É um programa "espião" que monitora suas atividades no PC com o objetivo de dar golpes.


Malware

São programas maliciosos que se infiltram no computador de forma ilícita para roubar informações e causar danos à sua máquina.


Hacker
Alguém com um conhecimento profundo na área de informática e redes de computador que consegue burlar a segurança e descobrir falhas nos mais variados sistemas. É geralmente confundido com "Cracker", mas o hacker não é do "mal", geralmente procuram falhas e alertam sobre o perigo que elas representam.

Cracker
São pessoas com muito conhecimento em informática que usam seus conhecimentos para ações criminosas tipo: invadir sistemas de segurança, descobrir senhas de acesso à rede, invadir computadores com o intuito de lucrar o máximo possível com suas ações e até pelo simples prazer de danificar seu PC.

Firewall
Um programa que monitora a entrada e saída de dados de uma rede, ou seja, o tráfego de dados, para manter o computador em segurança. O Windows já vem com um firewall em seu sistema, para acessá-lo basta clicar no menu Iniciar, Painel de Controle, Sistema e Segurança e Firewall do Windows. Porém considerado para muitos com muito "fraco", pode-se baixar da Internet um bom Firewall, na postagem do blog sobre como proteger seu PC contra ataques têm links para você baixar alguns Firewall gratuitos e muito bons.

HTTP

Hyper Text Trasfer Protocol ( Protocolo para transferência de hiper texto ) é usado pelos browsers para a transferência de páginas da internet para o nosso computador com o intuito de serem lidas.


IRC

Internet Relay Chat- Sistema de bate papo em tempo real muito comum na internet. 


SMTP

Simple Mail Transfer Protocol ( protocolo de envio de mensagem ) é usado pelos programas de e-mail para enviar mensagens.


POP3

Post Office Protocol 3- Protocolo utilizado para receber mensagens de e-mail ( o programa Outlook Express e os outros programas de e-mail utilizam o POP3 para receber mensagens).


Cookie

Pequeno arquivo de texto que é criado no computador do usuário pelo site visitado. Os sites que você visita costumam escrever cookies nos computadores que os visitam para poder identificá-los posteriormente em outras visitas ou até para lhe oferecer produtos de acordo com as ciosas que você mais procura na Net; É uma espécie de "crachá" que um site coloca no seu PC.


Freeware

Programas que são distribuídos gratuitamente na Internet e funcionam por completo.


Shareware

Programas que são distribuídos gratuitamente pelas empresas fabricantes, mas que apresentam algumas limitações ( não se pode utilizar todos os seus recursos ou só funcionam por um período determinado de tempo), logo após tem que se pagar para continuar utilizando todos os recursos do programa.


Hardware

É a parte física do computador. É tudo que se pode tocar ( teclado, mouse, monitor, etc ) 


Software   

São os programas. Teoricamente são instruções digitais, gravadas em um computador, que são executadas pela CPU do computador no momento devido. 


Browser

Em português quer dizer: navegador. É um programa de computador que possibilita navegar na Internet. Os browsers mais conhecidos são: Internet Explorer, Google Crome e Mozilla Firefox.







9 comentários:

  1. Boas dicas, legal!!!

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas, gostei!!!!

    ResponderExcluir
  3. Foi bom saber o significado dessas palavras, sempre ficava apanhando para entender, valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi essa dificuldade na maioria das pessoas que conheço, por isso criei essa postagem, abraços!!!!

      Excluir
  4. Toda vez ficava tentando entender o que significavam esses termos, valeu Thomas!

    ResponderExcluir
  5. Essas são palavras muito encontradas na internet, legal seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas que é bom lembrar, pois a gente sempre acaba esquecendo por desuso. Quando precisa? E ai, pesquisa e perde tempo.

    ResponderExcluir
  7. Aê irmão muito legal o assunto,parabéns.

    ResponderExcluir
  8. É de um site assim que eu preciso,continue escrevendo bons artigos,já sou seu fã!

    ResponderExcluir

REGRAS PARA POSTAR COMENTÁRIOS:

- Só serão publicados comentários que tenham relação com o assunto.
- Não serão publicados comentários ofensivos ou que contenham conteúdo pornográfico ou desrespeitoso.
- Não coloque links nos comentários; Use a opção Nome/URL em “comentar como”.